Decisão polémica nos <i>CTT</i>
O Partido Ecologista «Os Verdes» reclamou ao Governo esclarecimentos sobre algumas decisões do Conselho de Administração (CA) dos CTT que podem inviabilizar a actividade da Comissão de Trabalhadores, designadamente a retirada do crédito de horas adicional.
dministração dos CTT retira créditos à Comissão de Trabalhadores
Em causa, segundo os ecologistas, está a decisão do CA dos CTT de retirar o crédito adicional concedido por acordo, há mais de 20 anos, a cada membro da Comissão de Trabalhadores (CT) para o exercício das suas funções. Esta decisão «inviabiliza em grande parte» a actividade da CT e o papel que deve desempenhar.
De acordo com «Os Verdes», a outra decisão polémica do CA dos CTT é o não pagamento da factura relativa a um comunicado aos trabalhadores no qual a CT denunciou alguns factos que «poderiam indiciar uma gestão menos correcta e da qual o Governo foi informado».
A prática do pagamento das facturas relativas aos comunicados aos trabalhadores por parte do CA estava «instituída na empresa há largos anos e prevista na lei», acrescentam «Os Verdes».
Os ecologistas querem ainda saber qual o destino que vai ser dado aos edifícios que vão ficar livres quando se proceder à transferência para o edifício «Báltico», projectado para receber 700 pessoas, mas onde o CA prevê colocar 1400. «Esta densidade coloca em risco as condições de trabalho, aumento da sinistralidade, qualidade do ar e outras regras de higiene, segurança e saúde no trabalho», refere aquele partido na pergunta entregue, na passada semana, na Assembleia da República. Acrescentaram ainda que os edifícios que vão ficar livres «têm contratos de arrendamento por mais nove a 14 anos».